Diversidade e Inclusão


Nosso foco

As iniciativas da AstraZeneca em Diversidade e Inclusão estão diretamente alinhadas com as políticas de Sustentabilidade da empresa e de seu Conselho Global de Diversidade e Inclusão. Entendemos que ter um ambiente diverso, com diferentes formas de pensar entre os colaboradores e dar espaço para que todos possam opinar, é fundamental para manter a competitividade de mercado. Dessa forma, implementamos uma série de compromissos para garantir a equidade de gênero e a criação de um ambiente mais igualitário em oportunidades e desenvolvimento.

Nossa jornada rumo à Diversidade e Inclusão teve um marco importante em 2017, quando nos tornamos signatários dos Sete Princípios do Empoderamento Feminino da ONU Mulheres, um compromisso que tem o objetivo de nortear as empresas na incorporação de valores e práticas que promovam equidade de gênero e empoderamento feminino no ambiente de trabalho para que possam desenvolver todo o seu potencial.  Em 2019, fomos incluídos no Índice de Igualdade de Gênero, da Bloomberg. Esse índice é atribuído a 230 empresas representantes de 36 países empenhados em usar a transparência como uma ferramenta para acelerar a igualdade de gênero.

Acreditamos que é preciso olhar para diversidade e inclusão de forma abrangente, além da equidade de gênero. Nesse sentido, temos um portfólio de ações internas e externas que abordam diversidade, inclusão e equidade em suas mais diversas formas.

Na AstraZeneca Brasil, contamos com um Comitê de Diversidade – projeto chamado Revelando Diferenças – composto por funcionários de diversos departamentos da empresa que, além de realizar eventos e palestras, ajuda a traçar estratégias por meio de pesquisas internas que abordam temas como equidade de gênero, orientação sexual, religião, raça, desigualdades sociais, pessoas com deficiências, entre outras questões.


Pilares de Diversidade e Inclusão:

Estratégia de negócio

  • Garantir a inclusão e diversidade de parceiros e fornecedores
  • Melhorar o desempenho por meio de negócios inclusivos e diversidade de parceiros

Estratégia de Pessoas

  • Gerar iniciativas anti-bullying e assédio sexual
  • Capacitar e empoderar diversos grupos
  • Fortalecer o poder científico da AstraZeneca por meio de grupos de interesse (ex. Asma, Diabetes, Câncer etc.)

Cultura e Liderança

  • Formar uma Liderança Inclusiva
  • Empoderar por meio
  •  da Semana do Poder da Diversidade
  • Fomentar a cultura do Speak UP, ou seja, falar abertamente

Sociedade

  • Firmar associações com outras farmacêuticas
  • Patrocinar o Programa Adolescente Saudável e semelhantes, causando um impacto real na comunidade

Conheça nossos projetos na área de Diversidade e Inclusão

Além do Arco-Íris: Auxilia a empresa a se posicionar sobre o movimento LGBTQIA+, tornando a AstraZeneca um local acolhedor para qualquer pessoa, independentemente de gênero ou orientação sexual. Compartilha experiências e conhecimentos, visando empoderar pessoas e colaboradores da empresa a serem quem eles realmente são, podendo, assim, ser a melhor versão de si mesmo, tanto pessoal quanto profissionalmente.

AZBlack: Promove um ambiente mais diverso e inclusivo, garantindo que todos tenham oportunidades iguais, independente da sua raça. Visa contribuir com ações e iniciativas para a diversidade racial dentro da AstraZeneca, incluindo posições de liderança, para que os colaboradores da empresa possam refletir a distribuição afrodescendente da sociedade brasileira em todos os níveis hierárquicos.

Homens em Obras: Tem como objetivo ampliar a visão de mundo, reconhecendo as diferenças e os privilégios, para auxiliar o público masculino a se autoconhecer e beneficiar a sociedade. Contribui para tornar a AstraZeneca um lugar acolhedor, independente do gênero, raça, cor, classe social, religião, orientação sexual ou deficiência.

Iguais & Diferentes: Sensibiliza os colaboradores da AstraZeneca sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiências, assim como os demais grupos de afinidade, para vivermos a diversidade em um ambiente acolhedor, motivador e mais acessível. Difunde uma cultura de empatia e equidade no ambiente organizacional, contribuindo com ações educacionais estruturadas e inovadoras, fazendo com que a AstraZeneca seja referência na inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiências entre as industriais farmacêuticas no Brasil.

EmpoderadAZ: Visa engajar internamente mulheres que queiram influenciar e empoderar outras mulheres a entenderem o que é equidade de gênero e possam se fortalecer para buscar melhores oportunidades de carreira, consolidando a atuação do público feminino na empresa. Trabalha com conteúdo e construção de redes de relacionamento para fortalecer a jornada de diversidade com foco em equidade de gênero.