Proteção Ambiental

Trabalhamos sob o foco de gestão restaurativa do nosso impacto ambiental em todas as nossas atividades e produtos


Nosso foco

A mudança climática se tornou uma crise climática que, cada vez mais, impacta a saúde humana e a biosfera de forma mais severa.

A Proteção Ambiental consiste em seguir a ciência para conservar os recursos naturais e gerir o nosso impacto ambiental em todas as nossas atividades e produtos, visando proteger o planeta hoje e no futuro, contribuindo também para prevenir o aparecimento de determinadas doenças e melhorar os resultados da saúde.

Tomamos medidas na área ambiental porque temos consciência da forte conexão que existe entre um planeta saudável e uma sociedade saudável. Com a saúde no centro dos nossos negócios, trabalhamos para promover ambientes nos quais qualquer vida possa prosperar, buscando oportunidades de gestão ambiental e redução do impacto climático por meio da gestão de recursos naturais e da segurança ambiental dos nossos produtos em nossas operações e cadeia de valor. Imaginamos um futuro no qual contribuiremos para restaurar a saúde do nosso planeta, alcançando a meta de emissões de carbono zero.

Acreditamos que a redução do impacto ambiental também contribui para obtermos a confiança e o respeito dos nossos parceiros e toda a sociedade, garantindo a nossa reputação e posição de liderança na indústria farmacêutica. Entre as iniciativas, adotamos a coleta seletiva de resíduos, tratamos nosso efluente e incentivamos a consciência ambiental por meio do uso responsável dos nossos recursos.

Ambição Carbono Zero

Em todo o mundo, a AstraZeneca é reconhecida por suas ações para reduzir as emissões de gás carbônico e mitigar os riscos climáticos. A empresa adotou a estratégia Ambição Carbono Zero, com o objetivo de eliminar globalmente as suas emissões de gás carbônico até 2025, além de garantir que toda a sua cadeia de valor também compartilhe da sua visão e meta até 2030. Entre as metas globais, estão:

  • Conversão de 100% do consumo de energia em fontes renováveis.
  • Reflorestar 50 milhões de árvores ao redor do mundo com o projeto AZ Forest
  • Ter uma frota de veículos 100% elétricos.

Na AstraZeneca do Brasil, 100% da energia elétrica é proveniente de fontes renováveis, por meio de energia incentivada de pequenas hidrelétricas, usinas de biomassa e eólicas. Apesar de veículos elétricos ainda não serem uma realidade plausível no País, a empresa possui uma frota composta por veículos flex que poluem menos o meio ambiente. Outras iniciativas incluem:

  • Substituição das caldeiras por sistemas elétricos, deixando de utilizar combustíveis fósseis que contribuíam para o efeito estufa.
  • Utilização de 95% de lâmpadas de LED, que colaboraram com redução de 12% do consumo de energia da empresa.
  • Novo sistema de ar-condicionado, com tecnologia VRF, que consome menos energia elétrica.
  • Diminuição dos resíduos enviados para incineração por meio da implementação do coprocessamento, um tipo de destinação com aproveitamento de energia e menor geração de gases que contribuem para o efeito estufa.

 




Nossas áreas de atuação em proteção ambiental incluem:

Gestão ambiental de produtos, gestão de resíduos, redução de gases de efeito estufa, produtos farmacêuticos no meio ambiente, gestão da água 

Nosso foco na proteção ambiental apoia os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)